O órgão de tubos é um instrumento à parte na categoria dos aerofones “quer pela sua complexidade, quer pelo facto de ser um instrumento híbrido (contém túbos com embocadura de palheta e com embocadura de bisel, quer por ser munido de um ou mais teclados” manuais e pedaleira. (Luís Henrique)

Partilhe
Share on facebook
Facebook

Em Portugal, pelo menos desde meados do século XV a inícios do XIX, que o vocábulo Viola é empregue como nome genérico de uma família de instrumentos de corda com braço. (Manuel Morais)

Partilhe
Share on facebook
Facebook

charamba é uma dança popular do folclore açoriano e madeirense, ou uma cantiga popular da da Madeira, geralmente improvisada por homens e acompanhada a viola de arame.

Partilhe
Share on facebook
Facebook

reclamo é um instrumento de madeira constituído por dois paus, sendo um deles, com furos, friccionado pelo outro.

Partilhe
Share on facebook
Facebook

zaclitrac é um instrumento musical de percussão, que consiste numa matraca de martelos, em madeira. Encontra-se a norte de Viana do Castelo, usado nas cerimónias da Semana Santa e Carnaval.

Partilhe
Share on facebook
Facebook

realejo (o mesmo que gaita de beiços, harmónica, harmónica de boca) é uma designação popular de um instrumento musical de sopro cujos sons são produzidos por um conjunto de palhetas livres em vibração. Possui na embocadura um conjunto de furos por onde o instrumentista sopra ou suga o ar. Devido ao seu pequeno tamanho – cabe normalmente num bolso-, a gaita não tem caixa de ressonância. O termo pode designar também um instrumento de música mecânica que toca música predefinida, por meio de uma manivela; ou um tipo de órgão de tubos.

Partilhe
Share on facebook
Facebook

A gaita de beiços, harmónica, harmónica de boca (também conhecida popularmente como realejo é um instrumento musical de sopro cujos sons são produzidos por um conjunto de palhetas livres em vibração. Possui na embocadura um conjunto de furos por onde o instrumentista sopra ou suga o ar. Devido ao seu pequeno tamanho, a gaita não tem caixa de ressonância. O tocador usa as mãos em concha para amplificar o som e produzir efeitos, como variações de afinação e intensidade ou vibrato.

Partilhe
Share on facebook
Facebook

guitarro é uma uma espécie de guitarra construída por Paulo Meirinhos (do grupo Galandum Galundaina) a partir de latas antigas de óleo de carros. Teve como base as construções do Tiu Lérias de Paradela, na década de 1950. Este mirandês, Francisco dos Reis Domingues, fazia guitarros a partir de latas de café, muitas vezes com paus a servir de braço.

Partilhe
Share on facebook
Facebook

A harmónica, gaita de beiços, harmónica de boca (também conhecida popularmente como realejo é um instrumento musical de sopro cujos sons são produzidos por um conjunto de palhetas livres em vibração. Possui na embocadura um conjunto de furos por onde o instrumentista sopra ou suga o ar. Devido ao seu pequeno tamanho, a gaita não tem caixa de ressonância. O tocador usa as mãos em concha para amplificar o som e produzir efeitos, como variações de afinação e intensidade ou vibrato.

Partilhe
Share on facebook
Facebook

A flauta travessa é geralmente feita de cana na faixa ocidental do País no Minho, Estremadura e Algarve, e de sabugueiro no interior, nomeadamente na Beira Baixa. Tem seis furos além do insuflador. Em certas regiões serranas aparece com frequência, em mãos de pastores. As flautas travessas são na sua maioria lisas: mas encontram-se também, não raro, exemplares decorados, por vezes profusamente. flauta travessa é feita de cana brava com um furo de embocadura e seis perfurações digitais (feitas com fogo). A parte fechada coincide com um nó da cana.

Partilhe
Share on facebook
Facebook