Cistre, França
Cistre (Francês), cistro (Espanhol), ou cítola é um instrumento de corda que remonta ao período medieval e renascentista. Ele é parte da família das cítaras e tem origem na Península Ibérica, onde era muito popular durante os séculos XVI e XVII.
O instrumento possui uma caixa de ressonância periforme, que pode ser feita de madeira ou de algum material semelhante, com fundo plano e boca guarnecida por uma rosácea, uma espécie de grade decorativa. A tradição é usar cordas em tripla ou quádrupla ordem, afinadas em uníssono ou oitavadas.
O cistre é tocado beliscando as cordas com os dedos ou utilizando um plectro, uma pequena palheta que é passada rapidamente pelas cordas para produzir o som. Ele pode ser tocado de forma solo ou como parte de um grupo instrumental.
Embora o cistre tenha caído em desuso ao longo do tempo, é possível encontrar alguns músicos e grupos que ainda o utilizam em apresentações e gravações de música medieval e renascentista.
(com IA)
Situa-se no índice 32 do sistema Hornbostel-Sachs de classificação de instrumentos. É um cordofone composto, instrumento de corda que tem caixa de ressonância como parte integrante e indispensável.
ETIQUETAS
- Instrumentos musicais de França
- Cordofones beliscados
- Instrumentos começados por c