Octobasse, França

Octobass, França

Octobasse (octobajo, em Espanhol) é um instrumento de corda friccionada inventado em 1849 pelo francês Jean-Baptiste Vuillaume. Tem três cordas tensas por cravelhas e produz notas uma oitava inferiores ao contrabaixo.

Jean-Baptiste Vuillaume (7 de outubro de 1798 – 19 de março de 1875) foi violeiro, empresário e inventor francês que criou mais de 3000 instrumentos.

Nascido numa família de comerciantes, Jean-Baptiste Vuillaume chegou a Paris em 1818 para trabalhar para François Chanot. Em 1821, ingressou na oficina de Simon Lete, de quem se tornou parceiro em 1825. Estabeleceram-se nas Croix Rue des Petits-Champs sob o nome de “Lete et Vuillaume”. A partir de 1827, no auge do período neogótico, quando muitos artistas foram desenhando monumentos ao estilo do século XVI, para satisfazer a procura dos virtuosos e amadores, para os grandes fabricantes de violino italiano do século XVIII, ele começou a inventar instrumentos mais antigos. Em 1858, estabeleceu-se na Rue Pierre-Demours, perto da Ternes, nos arredores de Paris (na época). Ele estava então no auge do sucesso, tendo conquistado várias medalhas de ouro nas competições das Exposições Universais de Paris em 1839, 1844 e 1855, a Medalha do Conselho em Londres em 1851 e, nesse mesmo ano, a Legião de Honra. O seu terceiro período, o período de ouro, continuou até sua morte.

Situa-se no índice 32 do sistema Hornbostel-Sachs de classificação de instrumentos. É um cordofone composto, instrumento de corda que tem caixa de ressonância como parte integrante e indispensável. Nos instrumentos da categoria “cordofone”, o som é produzido principalmente pela vibração de uma ou mais cordas tensionadas.

ETIQUETAS

  • Instrumentos musicais de França
  • Instrumentos inventados no século XIX
  • Instrumentos de corda friccionada
  • Instrumentos efémeros
  • Instrumentos começados por o
Octobass, França

Octobass, França