Vielle à roue, França

Vielle à roue, França

A Vielle à roue, também conhecida como viela de roda em português, é um instrumento musical de cordas friccionadas que utiliza uma roda giratória para produzir som. É semelhante ao violino ou à Viola, mas possui uma roda que funciona como um arco, tocando as cordas através do atrito.

A origem da Vielle à roue remonta à Idade Média, sendo um instrumento muito comum na Europa Ocidental naquela época. Na França, tornou-se particularmente popular no século XVII, sendo utilizado em várias formas de música, desde música folclórica até música de corte.

Ao longo dos séculos, a Vielle à roue foi se modificando e adaptando-se a diferentes estilos musicais. Hoje em dia, é tocada tanto no folclore tradicional como nas músicas contemporâneas e eletrónicas.

A técnica de tocar a Vielle à roue envolve girar a roda com uma manivela enquanto as cordas são pressionadas por um teclado e friccionadas pela roda, produzindo um som único e característico. O instrumento tem um timbre peculiar que pode ser descrito como “cantante” ou “sussurrante”.

A Vielle à roue é considerada um instrumento versátil e melódico, capaz de produzir uma ampla gama de sons, desde sons suaves e melancólicos até sons mais fortes e enérgicos. É frequentemente utilizada em apresentações solo, mas também pode ser encontrada em conjuntos musicais e grupos de câmara.

(com IA)

Situa-se no índice 32 do sistema Hornbostel-Sachs de classificação de instrumentos. É um cordofone composto, instrumento de corda que tem caixa de ressonância como parte integrante e indispensável.

ETIQUETAS

  • Instrumentos tradicionais de França
  • Cordofones de fricção
  • Família das sanfonas
  • Instrumentos começados por v
Vielle à roue, França

Vielle à roue, França

Partilhe
Share on facebook
Facebook