Flutina, França

Flutina, França

Flutina é um precursor francês do acordeão de botões diatónico. A versão mais antiga deste instrumento data de 1831. Foi criado por “Pichenot, o filho” e foi um dos primeiros acordeões capazes de tocar uma melodia.

A Flutina era um instrumento de sopro e palhetas livres, semelhante a um acordeão de botões, mas com uma estrutura mais leve. Tinha uma série de botões dispostos em duas fileiras, que permitiam que o músico tocasse diferentes notas dependendo do movimento do fole. Embora fosse inicialmente conhecida como “Novo Ophicleide” devido ao seu som semelhante ao do ophicleide (um antigo instrumento de sopro), o nome Flutina foi eventualmente adotado. No entanto, a popularidade da Flutina diminuiu rapidamente com a introdução de outros instrumentos semelhantes, como o acordeão diatónico e o concertina, no final do século XIX.

(com IA)

Nos instrumentos da categoria 4 do sistema Hornbostel-Sachs de classificação de instrumentos musicais (aerofones), o som é produzido principalmente pela vibração do ar ou pela sua passagem através de arestas ou palhetas: o instrumento por si só não vibra, nem há membranas ou cordas vibrantes.

ETIQUETAS

  • Instrumentos musicais de França
  • Instrumentos históricos
  • Instrumentos começados por f
Flutina, França

Flutina, França

Partilhe
Share on facebook
Facebook