Bouzouki, Grécia

Bouzouki, Grécia, Irlanda

O bouzuki, é um instrumento de corda muito popular na música grega tradicional. Possui geralmente oito cordas, dispostas em pares de cordas afinadas em oitavas. A caixa de ressonância do bouzuki é semelhante à do Bandolim, mas ricamente ornamentada, com detalhes em marqueteria e incrustações. É tocado com uma palheta de metal ou plástico, normalmente feita de casco de tartaruga. É frequentemente usado para acompanhar música e danças típicas gregas, como o syrtaki e o zeibékiko.

No final do século XX, o bouzuki começou a ser adotado por músicos irlandeses, sendo adaptado para a música tradicional da Irlanda. Nesse contexto, é chamado irish bouzuki ou bouzouki irlandês. O bouzouki irlandês possui algumas modificações em relação ao grego, como um braço mais longo e uma afinação diferente. Ele é usado em conjuntos de música irlandesa, geralmente para tocar acordes e fazer solos.

(com IA)

Situa-se no índice 32 do sistema Hornbostel-Sachs de classificação de instrumentos. É um cordofone composto, instrumento de corda que tem caixa de ressonância como parte integrante e indispensável.

ETIQUETAS

  • Instrumentos musicais da Grécia
  • Instrumentos começados por b
Bouzouki, Grécia, Irlanda

Bouzouki, Grécia, Irlanda

Partilhe
Share on facebook
Facebook
0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *