Lira bizantina, Grécia

Lira bizantina, Grécia

 

A lira bizantina (em grego: λύρα; romaniz.: lyra; em latim: lira) é um instrumento musical de corda friccionada do Império Bizantino. É um ancestral dos instrumentos curvados europeus maiores, incluindo o violino. Na sua forma popular, foi um instrumento com forma de meia pera com três para cindo cordas, na posição vertical, que eram tocadas com a unha.

Restos de dois exemplares de liras bizantinas da Idade Média foram encontradas em escavações feitas Novgorod, um deles datado de 1190. A primeira descrição conhecida do instrumento em estojo de marfim bizantino (900-1100), preservado no Palácio de Podestà em Florença (Museu Nacional). Versões da lira bizantina ainda são tocadas na Grécia, República da Macedônia, Albânia, Sérvia, Bulgária, Croácia, Montenegro, Itália,  Turquia e Creta, onde a lira é central para a música tradicional da ilha.

Situa-se no índice 32 do sistema Hornbostel-Sachs de classificação de instrumentos. É um cordofone composto, instrumento de corda que tem caixa de ressonância como parte integrante e indispensável. Nos instrumentos da categoria “cordofone”, o som é produzido principalmente pela vibração de uma ou mais cordas em tensão.

ETIQUETAS

  • Instrumentos musicais da Grécia
  • Instrumentos de corda friccionada
  • Cordofones de arco
  • Família da lira bizantina
  • Instrumentos começados por l

Lira bizantina, Grécia

Partilhe
Share on facebook
Facebook