Violinha de vereda, Brasil
Violinha de vereda
Violinha de vereda, ou Viola de buriti, é uma das variantes regionais da Viola brasileira, criada na década de 1940, na comunidade Mumbuca, no Jalapão, região do estado de Tocantins. É um instrumento artesanal feito com a madeira da árvore buriti. Tem quatro cordas de nylon e sua forma não tem tampo nem fundo ou bojo. O corpo consiste de uma base retangular de onde o braço sai direto. O braço é preso à base com grampos de taboca. Tem uma pequena boca e não possui trastos. As cravelhas e o cavalete são feitos de vinhático, madeira que garante melhor sonoridade do que o buriti.
Situa-se no índice 32 do sistema Hornbostel-Sachs de classificação de instrumentos. É um cordofone composto, instrumento de corda que tem caixa de ressonância como parte integrante e indispensável.
ETIQUETAS
- Instrumentos musicais do Brasil
- Instrumentos de corda dedilhada
- Cordofones do tipo alaúde
- Variantes da Viola brasileira
- Instrumentos começados por v
Reciclanda é um conceito musical inovador que contribui para o cumprimento dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e das metas de reciclagem de embalagens, promovendo a sustentabilidade desde idade precoce até idade avançada através da reutilização musical, com sessões, oficinas, formações e exposições. Promove o desenvolvimento global, a inclusão e a reabilitação a partir de eco-instrumentos, do ritmo, do jogo e das literaturas de tradição oral.