Timbalitos, Cuba

Timbalitos, Cuba

Os timbalitos são pequenos instrumentos de percussão, geralmente feitos de aço ou latão, com formato cilíndrico e tamanho reduzido em comparação com os tambores tradicionais. São tocados com baquetas, produzindo sons agudos e distintos.

Esses instrumentos são frequentemente utilizados em conjuntos de música latina, como a salsa e a música afro-cubana. São essenciais para adicionar ritmo e textura às músicas, fornecendo diferentes camadas sonoras e contribuindo para a complexidade rítmica dos arranjos.

Os timbalitos são montados em um suporte fixo ou podem ser incorporados a uma bateria ou kit de percussão. O músico que toca os timbalitos geralmente é chamado de “timbalero” ou “timbalista”.

O timbalito é composto por uma cabeça de tambor tensionada, que pode ser afinada para diferentes notas. O seu tamanho compacto e agudos distintos diferenciam-no de tambores maiores, como os timbales tradicionais, geralmente utilizados em orquestras de música latina.

(com IA)

Situa-se no índice 21 no sistema Hornbostel-Sachs de classificação de instrumentos musicais, entre os tambores percutidos, instrumentos cuja membrana é posta em vibração ao ser batida ou percutida.

ETIQUETAS

  • Instrumentos musicais de Cuba
  • Instrumentos da América Central
  • tambores unimembranofones
  • Instrumentos começados por t
Timbalitos, Cuba

Timbalitos, Cuba

Partilhe
Share on facebook
Facebook