Okónkolo, Cuba
Okónkolo é um bimembranofone horizontal formado por caixa de ressonância cilíndrica e couro em ambas as extremidades muito utilizado em Cuba. É também conhecido como “Bonko” ou “Aña” e faz parte do conjunto de tambores denominado “Bata”. O Okónkolo consiste em uma caixa de ressonância cilíndrica feita geralmente de madeira, com uma pele de couro esticada em ambas as extremidades. O tamanho do Okónkolo é menor em comparação com os outros tambores da Bata, sendo o menor em diâmetro.
O tambor é tocado usando as mãos e baquetas, que podem ser feitas de madeira ou metal. Os músicos geralmente tocam ambos os lados do tambor, criando diferentes sons e ritmos. O lado com a pele mais esticada produz um som mais agudo, enquanto o lado com a pele menos esticada produz um som mais grave.
O Okónkolo desempenha um papel importante na música tradicional afro-cubana, especialmente na música religiosa de Santería. É usado para acompanhar cantos e danças rituais, trazendo-lhes uma energia rítmica única.
Além disso, o Okónkolo também pode ser encontrado em outras formas de música cubana, como o jazz afrocubano e a música popular. Muitos músicos cubanos têm explorado suas possibilidades sonoras e incorporado o instrumento em suas composições.
(com IA)
Situa-se no índice 21 no sistema Hornbostel-Sachs de classificação de instrumentos musicais, entre os tambores percutidos, instrumentos cuja membrana é posta em vibração ao ser batida ou percutida.
ETIQUETAS
- Instrumentos musicais de Cuba
- Instrumentos da América Central
- tambores bimembranofones
- Instrumentos começados por o