Drehleier, Alemanha
Drehleier é o termo alemão para sanfona. Designa um cordofone cujas cordas são calcadas por um disco giratório. É um instrumento musical de origem antiga, sendo mencionado pela primeira vez no século IX. É um instrumento de corda friccionada, com um aspeto semelhante ao de uma sanfona. Possui um teclado que é usado para criar a melodia, enquanto as cordas são friccionadas por uma roda com resina, que é acionada por meio de uma manivela.
O som da Drehleier é distintivo e assemelha-se ao de um violino, especialmente quando as cordas de bordão são usadas. Além disso, o instrumento é capaz de produzir um zumbido rítmico, através de uma corda apoiada em uma ponte móvel chamada “mosca”.
A Drehleier é usada em vários géneros musicais, incluindo música folclórica, música medieval e música renascentista. É um instrumento versátil, capaz de produzir diferentes tons e efeitos sonoros dependendo de como é tocado.
Atualmente, a Drehleier é mais comumente encontrada em países de língua alemã, como Alemanha, Áustria e Suíça, onde é apreciada por sua sonoridade única e por fazer parte da tradição musical dessas culturas.
(com IA)
Situa-se no índice 32 do sistema Hornbostel-Sachs de classificação de instrumentos. É um cordofone composto, instrumento de corda que tem caixa de ressonância como parte integrante e indispensável. Nos instrumentos da categoria “cordofone”, o som é produzido principalmente pela vibração de uma ou mais cordas tensionadas.
ETIQUETAS
- Instrumentos musicais da Alemanha
- Família das sanfonas
- Instrumentos começados por d