Tischharfe, Alemanha
A Tischharfe, também conhecida como Harfeleik, é um instrumento musical tradicional da Alemanha que pode ser classificado como uma cítara de mesa. A palavra “Tischharfe” significa “harpa de mesa” em alemão.
A Tischharfe consiste em uma caixa de ressonância plana, geralmente feita de madeira, com cordas esticadas por toda a sua superfície. As cordas são geralmente feitas de tripa de animal ou de metal e são afinadas de acordo com a escala musical desejada.
Este instrumento pode ser tocado de duas maneiras diferentes: dedilhado ou friccionado. No dedilhado, o músico utiliza os dedos para tocar as cordas individualmente, produzindo uma sonoridade semelhante à de uma harpa. No friccionado, o músico utiliza um arco para criar um som mais semelhante ao de um violino.
Embora a origem exata da Tischharfe seja desconhecida, ela tem sido usada há séculos na tradição musical alemã. Atualmente, é mais comumente encontrada em grupos folclóricos e em apresentações de música tradicional.
Apesar de não ser tão conhecida internacionalmente, a Tischharfe faz parte do património cultural da Alemanha e é um importante símbolo da música tradicional do país.
(IA)
Situa-se no índice 32 do sistema Hornbostel-Sachs de classificação de instrumentos. É um cordofone composto, instrumento de corda que tem caixa de ressonância como parte integrante e indispensável. Nos instrumentos da categoria “cordofone”, o som é produzido principalmente pela vibração de uma ou mais cordas tensionadas.
ETIQUETAS
- Instrumentos musicais da Alemanha
- Família das cítaras de mesa
- Instrumentos de corda
- Instrumentos começados por t