Chocalho, Portugal
chocalho é um objeto sonoro metálico com badalo de madeira colocado pelos ao pescoço de cabras, ovelhas e vacas.
Em alguns meios, chama-se esquilas aos chocalhos mais pequenos de ovinos e caprinos, e chocalhos apenas aos maiores destinados ao gado bovino.
Não sendo propriamente um instrumento musical, o chocalho de vaca já teve utilização em obras orquestrais (Sinfonia dos Alpes, de Richard Strauss, e Sinfonias nº 6 e nº 7 de Gustav Mahler).
Situa-se no índice 11 no sistema Hornbostel-Sachs de classificação de instrumentos musicais. Os idiofones percutidos são postos em vibração por um golpe ou batida. É um idiofone percutido sem intenção melódica (é de altura indefinida).
ETIQUETAS
- Instrumentos tradicionais de Portugal
- Idiofones percutidos portugueses
- Instrumentos começados por c
Chocalhos de Alcáçovas
O Fabrico de Chocalhos, considerado Património Cultural Imaterial, é uma arte singular que existe na região do Alentejo há mais de dois mil anos. Ofício importante na identidade da região, esta arte preserva-se ainda sobretudo nos concelhos de Estremoz, Reguengos de Monsaraz e Viana do Alentejo, tendo sido passada de geração em geração, O centro de fabrico principal fica na freguesia de Alcáçovas, onde também se pode visitar o Museu do chocalho, uma coleção particular com mais de 3.000 peças recolhida ao longo de 60 anos.
O chocalho português é um instrumento de percussão tradicional, com um som inconfundível e um papel fundamental na paisagem sonora das áreas rurais, sobretudo onde ainda se pratica o pastoreio.
A prática é transmitida de pais para filhos e requer um processo de fabrico manual muito próprio, antes das peças serem polidas e aperfeiçoadas.
chocalho aparece também como nome genérico de idiofones de agitamento do tipo maraca, com pequenos objetos no interior, ou do tipo chincalho, com soalhas que chocam; ou do tipo chincalho, com soalhas.