Triângulo, Portugal

Triângulo, Valdir Santos tocando

Triângulo é um idiofone metálico de percussão direta que hoje faz parte da secção de percussão da orquestra. Também chamado “ferrinhos” na música tradicional, possui um som brilhante.

Consiste num ferro em forma triangular, aberto, no qual se bate com um pequeno ferro fino em forma cilíndrica, o batente. É suspenso de uma fio e, enquanto uma mão sustenta o triângulo, a outra faz a percussão. Feito de pouca coisa, exige rigor rítmico e tem um encanto discreto, amplificado por um timbre cintilante fácil de identificar.

Tem-se conhecimento da utilização do triângulo desde o século XIV mas na orquestra a sua utilização remonta ao século XVIII. É utilizado para acompanhar as tarantelas e saltarelas, danças italianas, e continua as ser muito frequente nos ranchos folclóricos portugueses, sendo também utilizado por bandas filarmónicas.

Fonte: Diapason

Situa-se no índice 11 no sistema Hornbostel-Sachs de classificação de instrumentos musicais. Os idiofones percutidos são postos em vibração por um golpe ou batida. É um idiofone percutido sem intenção melódica (é de altura indefinida).

ETIQUETAS

  • Instrumentos tradicionais de Portugal
  • Instrumentos de percussão de altura indefinida
  • Idiofones portugueses de percussão
  • Instrumentos começados por t

Partilhe
Share on facebook
Facebook