Cembali, Itália

Cembali, Itália

Cembali são um instrumento de percussão originário da Itália. Eles consistem em dois pequenos pratos de metal, geralmente feitos de bronze ou latão, que são entrechocados para produzir som. Esses pratos são fixados a uma banda de tecido ou couro que é colocada em torno dos dedos do músico, permitindo que eles os toquem com facilidade.

Os Cembali são semelhantes aos crótalos, que são instrumentos semelhantes encontrados em outras partes do mundo, como a Grécia Antiga e o Oriente Médio. No entanto, os Cembali têm uma sonoridade distinta e são frequentemente usados em contextos musicais italianos, como a música folclórica e tradicional do país.

O instrumento é tocado segurando a banda de tecido ou couro entre os dedos e movendo a mão para fazer com que os pratos se entrechoquem. O resultado é um som agudo e estridente, que geralmente é usado para marcar o ritmo em conjunto com outros instrumentos. 

Embora o termo “Cembali” se refira especificamente à versão italiana desse instrumento, existem instrumentos semelhantes em outras partes do mundo, como os “zills” do Oriente Médio e os “címbalos” da Europa Oriental. Cada um desses instrumentos tem suas próprias características distintas, mas todos compartilham a mesma ideia básica de dois pratos que se entrechocam para produzir som.

(com IA)

Situa-se na categoria 11 no sistema Hornbostel-Sachs de classificação de instrumentos musicais. É um idiofone percutido sem intenção melódica (é de altura indefinida). Os idiofones percutidos são postos em vibração por um golpe ou batida.

ETIQUETAS

  • Instrumentos musicais de Itália
  • Idiofones de percussão
  • Instrumentos de altura indefinida
  • Címbalos de dedo
  • Família dos crótalos
  • Instrumentos começados por c
Cembali, Itália

Cembali, Itália

Partilhe
Share on facebook
Facebook