Viola sertaneja, Brasil
Viola sertaneja
A Viola sertaneja, também conhecida como Viola cabocla ou Viola caipira, representa uma das mais emblemáticas variantes regionais da Viola brasileira, profundamente enraizada na cultura do interior do Brasil. As suas origens remontam às violas portuguesas, introduzidas pelos colonizadores e que, em solo brasileiro, se transformaram e ganharam características próprias.
Este instrumento de corda dedilhada possui tipicamente cinco ordens de cordas, que podem ser simples ou duplas, totalizando dez cordas. A afinação tradicional varia regionalmente, mas frequentemente utiliza oitavas e uníssonos, conferindo à Viola sertaneja uma sonoridade particular, rica em harmónicos e com um timbre característico que evoca a paisagem e o espírito do sertão.
A Viola sertaneja é um símbolo da música popular brasileira, marcando presença em diversos géneros como a música caipira, o sertanejo de raiz, o cururu e o cateretê. A sua sonoridade vibrante acompanha as letras que retratam a vida no campo, o amor, a natureza e as tradições populares. Seja nas mãos de violeiros experientes em rodas de Viola ou em gravações que perpetuam a sua importância cultural, a Viola sertaneja continua a ecoar como a voz autêntica do Brasil profundo.
Situa-se no índice 32 do sistema Hornbostel-Sachs de classificação de instrumentos. É um cordofone composto, instrumento de corda que tem caixa de ressonância como parte integrante e indispensável.
ETIQUETAS
- Instrumentos musicais do Brasil
- Instrumentos de corda dedilhada
- Cordofones do tipo alaúde
- Variantes da Viola brasileira
- Instrumentos começados por v
Reciclanda é um conceito musical inovador que contribui para o cumprimento dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e das metas de reciclagem de embalagens, promovendo a sustentabilidade desde idade precoce até idade avançada através da reutilização musical, com sessões, oficinas, formações e exposições. Promove o desenvolvimento global, a inclusão e a reabilitação a partir de eco-instrumentos, do ritmo, do jogo e das literaturas de tradição oral.












