Odaiko, Japão

Odaiko, Japão

O Odaiko é um dos tambores mais importantes da música tradicional japonesa, normalmente feito de uma única peça de madeira de cedro ou carvalho. Ele possui um formato cilíndrico e grandes dimensões, podendo atingir mais de dois metros de diâmetro e pesar várias toneladas.

O instrumento é tocado com baquetas, chamadas de bachi, normalmente feitas de madeira de carvalho. O músico deve ter força física para conseguir tocar o Odaiko, uma vez que é necessário aplicar bastante energia e vigor nas batidas.

O som do Odaiko é extremamente potente e ressoante, sendo utilizado em diversas cerimónias e festivais tradicionais japoneses, como o Matsuri. Ele é capaz de criar um impacto energético e emocional muito forte, capaz de envolver e emocionar o público presente.

O Odaiko pode ser tocado individualmente ou em conjunto com outros tambores japoneses, formando uma orquestra de tambores conhecida como Taiko. Nesse caso, cada tambor tem um papel específico, e o Odaiko é geralmente responsável pelo ritmo principal.

Atualmente, o Odaiko também é utilizado em apresentações de música contemporânea, fusão e música do mundo, ganhando popularidade em diversas partes do mundo. Além disso, é comum encontrar grupos de taiko japonês que se dedicam exclusivamente à execução desse instrumento icónico.

(com IA)

Situa-se no índice 21 no sistema Hornbostel-Sachs de classificação de instrumentos musicais, entre os tambores percutidos, instrumentos cuja membrana é posta em vibração ao ser batida ou percutida.

ETIQUETAS

  • Instrumentos musicais do Japão
  • tambores percutidos
  • Instrumentos começados por o
Odaiko, Japão

Odaiko, Japão

Partilhe
Share on facebook
Facebook