Koto, Japão
O koto é um instrumento de cordas tradicional do Japão que foi introduzido no país por músicos chineses e coreanos no século VII. É um cordofone japonês de treze cordas que são dedilhadas, e possui uma caixa na horizontal com cerca de 1,8 metros de comprimento.
O koto é semelhante a outros instrumentos de cordas utilizados em outros países da região, como o zheng chinês, o yatga da Mongólia e o gayageum da Coreia. Todos esses instrumentos compartilham características semelhantes, como a caixa horizontal e o número de cordas.
O koto é tocado utilizando palhetas de plectro chamadas “tsume”, que são unhas artificiais fixadas nos dedos médio, indicador e polegar. As cordas são dedilhadas enquanto o músico usa as mãos para produzir variações na intensidade e na duração das notas.
Ao longo dos séculos, o koto foi-se desenvolvendo e adaptou-se às influências musicais japonesas, resultando em diferentes estilos e variações do instrumento. É comumente encontrado em apresentações a solo, mas também pode ser combinado com outros instrumentos tradicionais japoneses, como o shamisen e a flauta Shakuhachi.
O koto é reconhecido como um símbolo da música tradicional japonesa e continua a ser apreciado tanto em espetáculos tradicionais quanto contemporâneos. É considerado um instrumento elegante e expressivo, com sua bela sonoridade evocando os elementos da cultura japonesa.
(com IA)
Situa-se no índice 32 do sistema Hornbostel-Sachs de classificação de instrumentos. É um cordofone composto, instrumento de corda que tem caixa de ressonância como parte integrante e indispensável.
ETIQUETAS
- Instrumentos musicais do Japão
- Instrumento de corda dedilhada
- Instrumentos começados por k