Kokiriko, Japão

Kokoriko, Japão

Kokiriko (semelhante a bin-zasara, binsasara ou bin-sasara), é um idiofone constituído por peças de madeira ligadas, e placas nas extremidades que, pela ação das mãos, provocam o entrechoque das peças.

O kokiriko é um instrumento musical japonês tradicional que pertence à família dos idiofones. É constituído por diversas peças de madeira ligadas por cordas ou correntes, com placas nas extremidades. Quando essa estrutura é agitada pelas mãos, as peças de madeira entrechocam, produzindo um som característico.

O kokiriko é usado de diversas formas na música tradicional japonesa. Pode ser tocado como um instrumento solo, em conjunto com outros instrumentos ou acompanhando danças e performances teatrais. Sua sonoridade é vibrante e ritmada, proporcionando um efeito percussivo marcante.

(com IA)

É um idiofone percutido sem intenção melódica (é de altura indefinida). Situa-se no índice 11 no sistema Hornbostel-Sachs de classificação de instrumentos musicais. Os idiofones percutidos são postos em vibração por um golpe ou batida.

ETIQUETAS

  • Instrumentos musicais do Japão
  • Família das tréculas
  • Instrumentos começados por k
Kokoriko, Japão

Kokoriko, Japão

Partilhe
Share on facebook
Facebook