Shime-daiko, Japão

Shime-daiko, Japão

O Shime-daiko é um tipo de tambor japonês que possui uma construção única. Tem um corpo cilíndrico feito de madeira, geralmente em forma de barril, com uma pele de animal esticada nas duas extremidades. O diâmetro do instrumento é maior do que a sua profundidade.

A pele nas extremidades é fixada com um sistema de tensões ajustáveis, permitindo alterar o tom do tambor. Tradicionalmente, a pele era feita de couro de cervo, mas atualmente outros materiais como pele de boi são utilizados devido à escassez do material original.

O Shime-daiko faz parte de diversos grupos instrumentais japoneses, como o taiko ensemble. É frequentemente usado durante apresentações musicais, danças folclóricas, festivais e cerimónias tradicionais no Japão. O tambor é tocado com baquetas chamadas bachi, geralmente feitas de madeira, bambu ou plástico, dependendo do efeito sonoro desejado.

A técnica de tocar o Shime-daiko envolve uma combinação de batidas nas extremidades do tambor, mudanças de ritmo e dinâmica. Os músicos que tocam esse instrumento passam por um treino intensivo para dominar as diferentes técnicas e estilos.

O Shime-daiko tem um significado cultural e espiritual importante no Japão. É considerado um símbolo de energia e força, e seu som ressoante é frequentemente associado a purificação e celebração.

(com IA)

Situa-se no índice 21 no sistema Hornbostel-Sachs de classificação de instrumentos musicais, entre os tambores percutidos, instrumentos cuja membrana é posta em vibração ao ser batida ou percutida.

ETIQUETAS

  • Instrumentos musicais do Japão
  • tambores percutidos
  • tambores cilíndricos
  • Instrumentos começados por s
Shime-daiko, Japão

Shime-daiko, Japão

Partilhe
Share on facebook
Facebook