Gottuvadhyam, Índia

Gottuvadhtyam, Índia

O gottuvadhyam é um instrumento musical tradicional da Índia, especificamente da região de Karnataka. Também é conhecido como chitravina e é um cordofone dedilhado. É considerado uma das formas mais antigas de instrumentos da família dos Vina na Índia.

O instrumento possui um formato peculiar, com duas caixas de ressonância conectadas por uma ponte de madeira. A caixa menor é feita de cabaça, enquanto a caixa maior é feita de madeira de jacarandá ou de teca. Geralmente possui 21 trastos e cordas metálicas.

Ravi Shankar, um dos maiores virtuosos do sitar, também era um mestre do gottuvadhyam. Ele popularizou o instrumento e ajudou a dar-lhe atenção mundial. A sua habilidade no instrumento era exemplar, tanto em termos de técnicas de dedilhação como de expressão musical.

Embora tenha tido um papel importante na música clássica indiana, o gottuvadhyam não é tão comumente tocado hoje em dia. 

(com IA)

Situa-se no índice 32 do sistema Hornbostel-Sachs de classificação de instrumentos. É um cordofone composto, instrumento de corda que tem caixa de ressonância como parte integrante e indispensável.

ETIQUETAS

  • Instrumentos musicais da Índia
  • Instrumentos de corda dedilhada
  • Instrumentos começados por g
Gottuvadhtyam, Índia

Gottuvadhtyam, Índia, Ravi Shankar

Partilhe
Share on facebook
Facebook