Bin, Índia

Bin, Índia

Bin (o mesmo que been, pungi ou murli), é um aerofone tradicional indiano. O instrumento consiste em um reservatório de ar feito de abóbora ou cabaça, com dois tubos de palheta conectados a ele. O encantador de serpentes utiliza-o para tocar melodias hipnóticas que supostamente atraem as cobras. Acredita-se que o som produzido pelo instrumento tem um efeito calmante sobre as cobras, fazendo com que elas se movam em resposta à música.

É um instrumento de grande importância na música clássica indiana, sendo utilizado em diferentes géneros musicais, tanto instrumentais como vocais. Os tocadores de been possuem um alto nível de habilidade técnica para produzir os diferentes sons e matizes musicais.

Além de ser associado aos encantadores de serpentes, o been também é considerado um instrumento sagrado em algumas tradições religiosas da Índia. É comumente utilizado em rituais e cerimónias religiosas para criar um ambiente de devoção e tranquilidade.

(com IA)

Nos instrumentos da categoria 4 do sistema Hornbostel-Sachs de classificação de instrumentos musicais (aerofones), o som é produzido principalmente pela vibração do ar ou pela sua passagem através de arestas ou palhetas: o instrumento por si só não vibra, nem há membranas ou cordas vibrantes.

ETIQUETAS

  • Instrumentos musicais da Índia
  • Instrumentos de sopro de palheta
  • Instrumentos começados por b
Bin, Índia

Bin, Índia

Partilhe
Share on facebook
Facebook