Ghumot, Índia

Ghumot, Índia

Ghumot é um instrumento muito popular em Goa, uma região costeira no oeste da Índia. É feito de barro. A abertura maior é coberta por uma pele de animal, geralmente cabra ou vitela, que é esticada e fixada por cordas.

O instrumento é tocado com as mãos, batendo na pele e produzindo um som percussivo. É utilizado em diferentes contextos, como cerimónias religiosas, danças folclóricas e festivais. Também é comum encontrar o Ghumot nos grupos de música tradicional de Goa.

A extração ilegal de peles de animais para fabricação do Ghumot tem causado problemas ambientais e levado a restrições legais em algumas áreas. Por isso, a utilização de peles sintéticas ou outras alternativas sustentáveis ​​para a fabricação do instrumento tem sido incentivada.

No geral, o Ghumot é um instrumento icónico e valorizado pelo seu papel na cultura e na música tradicional de Goa, sendo considerado um símbolo importante da identidade local.

(com IA)

Situa-se no índice 21 no sistema Hornbostel-Sachs de classificação de instrumentos musicais, entre os tambores percutidos, instrumentos cuja membrana é posta em vibração ao ser batida ou percutida.
  • Instrumentos musicais da Índia
  • tambores percutidos
  • Instrumentos começados por g
Ghumot, Índia

Ghumot, Índia

Partilhe
Share on facebook
Facebook