Dhak, Índia
O dhak é um instrumento de percussão tradicional do subcontinente indiano, usado principalmente nas regiões de Bengala Ocidental, Assam e Bangladesh. É geralmente tocado em ocasiões festivas e cerimónias religiosas, como o festival hindu Durga Puja. Tem formato cilíndrico, às vezes em forma de barril, e é feito de madeira e pele de cabra. É percutido com baquetas de madeira, chamadas de “kathis”, que são geralmente feitas de madeira de jacarandá.
O som produzido pelo dhak é forte e grave, com batidas fortes e rítmicas. É usado para acompanhar danças, cantos e outros tipos de apresentações artísticas durante os festivais.
Além de sua importância musical, o Dhak também tem grande significado cultural e religioso nas comunidades do subcontinente indiano. É considerado um símbolo de devoção religiosa e é usado para invocar energia divina durante as celebrações.
(com IA)
Situa-se no índice 21 no sistema Hornbostel-Sachs de classificação de instrumentos musicais, entre os tambores percutidos, instrumentos cuja membrana é posta em vibração ao ser batida ou percutida.
ETIQUETAS
- Instrumentos musicais da Índia
- tambores percutidos
- Instrumentos começados por d