Adriana Marquez, flautista

Flauta é um termos que designa uma família de aerofones de madeira, osso, cana, metal ou outro material. Designa também a flauta transversal, flauta transversa ou apenas flauta, instrumento da orquestra que pertence à família dos sopros de madeira embora seja na atualidade construída em metal.

Diferente das flautas de bisel, onde o ar é direcionado por um bico, na flauta transversal o músico molda o seu próprio fluxo de ar, soprando através do lábio inferior sobre a borda do orifício. Esta técnica confere uma grande expressividade e flexibilidade ao som, permitindo uma vasta gama de dinâmicas e articulações.

Presente em diversas culturas e estilos musicais, desde a música clássica à popular, a flauta transversal encanta com a sua sonoridade límpida e versátil. A sua capacidade de produzir tanto melodias suaves e etéreas quanto passagens rápidas e brilhantes a torna um instrumento fundamental em orquestras, bandas e grupos de câmara. 

É um instrumento de sopro do grupo 421 – aerofones com sopro em aresta – no sistema Hornbostel-Sachs de classificação de instrumentos musicais.

ETIQUETAS

  • Instrumentos de sopro de aresta
  • Família das flautas transversais
  • Instrumentos da orquestra
  • Instrumentos começados por f
Adriana Marquez, flautista

Adriana Marquez, flautista