Erkencho, Bolívia

Erkencho del Norte, corno

Erkencho, também grafado como erquencho, é um aerofone tradicionalmente construído e tocado nas regiões andinas do noroeste da Argentina e do sul da Bolívia. É tipicamente feito a partir de um corno de animal, frequentemente de vaca ou cabra, ao qual se adapta uma palheta simples feita de cana.

A construção do erkencho envolve um tubo curto de cana, com cerca de 25 a 33 centímetros de comprimento, onde é cortada uma palheta simples na extremidade proximal. Este tubo é então inserido no corno, que atua como um amplificador natural, conferindo ao instrumento o seu som característico. Alguns consideram o erkencho uma variante menor do erke, outro instrumento andino de sopro, distinguindo-se deste por não possuir a longa extensão de bambu.

O som produzido pelo erkencho é descrito como um zumbido rouco e lamentoso, com a sua altura, timbre e intensidade a variarem dependendo das dimensões do tubo de cana, do tamanho da palheta vibratória e das características do corno utilizado como pavilhão. Tradicionalmente associado a rituais e celebrações, o erkencho possui uma sonoridade peculiar que o distingue de outros instrumentos de sopro, marcando a paisagem sonora da música folclórica andina. 

Nos aerofones, categoria 4 do sistema Hornbostel-Sachs de classificação de instrumentos, o som é produzido principalmente pela vibração do ar ou pela sua passagem através de arestas ou palhetas: o instrumento por si só não vibra, nem há membranas ou cordas vibrantes.

ETIQUETAS

  • Instrumentos musicais da Bolívia
  • Instrumentos tradicionais da Argentina
  • Família das trombetas
  • Aerofones de chifre
  • Instrumentos começados por e
Erkencho del Norte, corno

Erkencho del Norte, corno