Duxianqin, China

Duxianqin, China

O duxianqin é um instrumento musical tradicional do povo Jing, uma comunidade de vietnamitas que vive no sul da China. Também conhecido como “cítara de um fio”, o duxianqin recebe esse nome porque possui apenas uma corda tocada com um arco de crina de cavalo.

O duxianqin é feito de madeira e possui um corpo alongado, semelhante a uma cítara. A corda única é fixada em duas extremidades e o músico pressiona a corda com os dedos para produzir diferentes notas. O som produzido pelo duxianqin é melódico e suave, e é frequentemente descrito como evocando sentimentos de tristeza e nostalgia.

O instrumento é tocado usando técnicas de arco, semelhantes às utilizadas em violinos. O músico segura o arco com a mão direita e desliza-o pela corda, enquanto usa a mão esquerda para pressionar diferentes pontos da corda e alterar a afinação. É um instrumento de difícil domínio, exigindo muita habilidade e prática para tocar com precisão.

O duxianqin tem uma longa história e é considerado um símbolo cultural do povo Jing. É frequentemente utilizado em performances musicais tradicionais, cerimónias e festivais, bem como em apresentações contemporâneas. O som único e cativante do duxianqin torna-o um instrumento amado e valorizado pelos músicos e apreciadores da música tradicional chinesa.

(com IA)

Situa-se no índice 32 do sistema Hornbostel-Sachs de classificação de instrumentos. É um cordofone composto, instrumento de corda que tem caixa de ressonância como parte integrante e indispensável. Nos instrumentos da categoria “cordofone”, o som é produzido principalmente pela vibração de uma ou mais cordas tensionadas.

ETIQUETAS

  • Instrumentos musicais da China
  • Instrumentos de corda dedilhada
  • Família das cítaras
  • Instrumentos começados por d
Duxianqin, China

Duxianqin, China

Partilhe
Share on facebook
Facebook