Choghur

Choghur, Azerbaijão

O Choghur, com as suas diversas denominações regionais como chagur, chaghyr ou chonguri, é um cordofone de braço longo tradicional das regiões do Cáucaso, Irão e Anatólia. Na Geórgia e no Azerbaijão, é mais comummente conhecido como chogur ou chonguri. Esta designação abrangente reflete a sua presença e importância cultural em várias tradições musicais interligadas.

Caracterizado por um braço longo e um corpo geralmente em forma de pêra ou oval, o Choghur pertence à família dos alaúdes de braço comprido. O número de cordas pode variar dependendo da região e do tipo específico do instrumento, mas geralmente situa-se entre três e seis. Estas cordas, tradicionalmente feitas de tripa ou seda, são vibradas através da dedilhação ou do uso de um plectro, produzindo melodias e acompanhamentos.

A ausência de trastos no braço longo do Choghur permite uma grande flexibilidade na produção de microtons e variações de altura, conferindo à sua sonoridade uma expressividade melancólica e rica em nuances. É frequentemente utilizado na música folclórica, em canções tradicionais e em narrativas épicas destas regiões, acompanhando a voz de cantores e contando histórias através das suas melodias evocativas. 

Situa-se no índice 32 do sistema Hornbostel-Sachs de classificação de instrumentos. É um cordofone composto, instrumento de corda que tem caixa de ressonância como parte integrante e indispensável.

ETIQUETAS

  • Família dos alaúdes de braço longo
  • Instrumentos de corda dedilhada
  • Instrumentos começados por c
Choghur, Azerbaijão

Choghur, Azerbaijão