Chitarra battente, Itália

Chitarra battente, Itália

A Chitarra battente é um instrumento musical tradicional do Sul da Itália, mais especificamente das regiões da Calábria e da Sicília. É considerada uma forma primitiva de guitarra renascentista. O corpo é feito de nogueira ou castanheiro, e geralmente possui uma forma oval ou em oito. A caixa de ressonância é coberta por uma tampa de madeira, em forma de meia-lua, chamada de “tavola armonica”. O número de cordas pode variar, sendo comum encontrar instrumentos com 4 ou 5 cordas de metal.

A maneira de tocar a Chitarra battente também é característica. O instrumentista dedilha ou bate levemente nas cordas, produzindo um som característico. A técnica de execução combina o uso dos dedos e das unhas para obter diferentes timbres e nuances.

A Chitarra battente é amplamente utilizada na música tradicional do Sul da Itália, principalmente em danças folclóricas e festividades populares. É um instrumento com uma sonoridade única e uma importante parte da cultura musical italiana.

(com IA)

Situa-se no índice 32 do sistema Hornbostel-Sachs de classificação de instrumentos. É um cordofone composto, instrumento de corda que tem caixa de ressonância como parte integrante e indispensável. Nos instrumentos da categoria “cordofone”, o som é produzido principalmente pela vibração de uma ou mais cordas tensionadas.

ETIQUETAS

  • Instrumentos musicais de Itália
  • Instrumentos de corda dedilhada
  • Instrumentos musicais da Renascença
  • Instrumentos começados por c
Chitarra battente, Itália

Chitarra battente, Itália

Partilhe
Share on facebook
Facebook