Catacá, Brasil
Catacá é um instrumento musical indígena tradicional do Brasil. Também é conhecido por outros nomes, como carajá ou caixero. É um idiofone de raspagem, o que significa que o som é produzido pelo atrito entre duas superfícies. Normalmente, o catacá é feito de pedaços de madeira, como bambu, tábua ou taboca, sendo um dos pedaços dentado para criar o som, que varia de acordo com a velocidade e a força com que se fricciona os pedaços de madeira.
Outra variação do catacá é feita a partir do casco vazio da tartaruga. Nesse caso, o instrumento pode ser friccionado por bastões ou pela própria mão, utilizando-se uma espécie de resina para obter um som semelhante ao coaxar de sapos.
O catacá é usado principalmente em rituais indígenas, como cerimónias religiosas e festividades tradicionais. A sua utilização tem uma importância cultural e histórica significativa, representando a musicalidade e a expressão artística das comunidades indígenas do Brasil.
É um zumbidor, da classe dos aerofones livres, designada pelo índice 41 no sistema Hornbostel-Sachs de classificação de instrumentos musicais.
ETIQUETAS
- Instrumentos musicais do Brasil
- Categoria dos aerofones livres
- Família dos zunidores
- Instrumentos começados por c