Balalaica, Rússia

Balalaica, Rússia

Balalaica é um cordofone de corpo triangular achatado, de madeira, com 3 cordas simples ou duplas dedilhadas. Com o garmon e a jaleika é o o símbolo da música russa. A primeira menção conhecida a este instrumento ocorre num documento de 1688. “Nas orquestras russas de instrumentos populares atuais usam-se geralmente os cinco tipos: a prima, a segunda, a alto, a baixo e a contrabaixo. Apenas a prima é usada em solos, a segunda e a alto são usadas para acompanhamento, enquanto a baixo e a contrabaixo fazem, evidentemente, a função de baixo.”

É um instrumento de corda do tipo alaúde de madeira com três cordas de nylon ou tripa, tocado geralmente com os dedos ou com uma palheta. É utilizada tanto em apresentações solo como em agrupamentos e possui um som distintivo e melancólico.

Situa-se no índice 32 do sistema Hornbostel-Sachs de classificação de instrumentos. É um cordofone composto, instrumento de corda que tem caixa de ressonância como parte integrante e indispensável. Nos instrumentos da categoria “cordofone”, o som é produzido principalmente pela vibração de uma ou mais cordas tensionadas.
Balalaica, Rússia

Balalaica, Rússia

ETIQUETAS

  • Instrumentos musicais da Rússia
  • Instrumentos de corda dedilhada
  • Cordofones do tipo alaúde
  • Instrumentos começados por b
Partilhe
Share on facebook
Facebook