Baakisimba, Uganda

Baakisimba, Uganda

Baakisimba é um membranofone em forma de vaso tradicional do Uganda, da tribo Buganda, a maior do país. o povo Baganda situa-se no sul do Uganda. É tradicionalmente feito de madeira, embora atualmente possam ser encontrados feitos de outros materiais, como fibra de vidro.

O baakisimba tem um corpo cilíndrico com uma abertura estreita na extremidade inferior e uma abertura maior na extremidade superior. A membrana é esticada sobre a abertura maior, geralmente feita de pele de animal esticada e amarrada na borda. Essa membrana pode ser afinada para produzir diferentes tons, permitindo que o instrumento toque diferentes notas musicais.

Para tocar o baakisimba, o músico bate na membrana com as mãos ou com baquetas para produzir sons ritmados. É comumente usado em cerimónias tradicionais, rituais culturais e apresentações de danças tradicionais buganda, como a dança Baakisimba, da qual o instrumento recebe o nome.

O baakisimba é considerado um importante símbolo da identidade cultural da tribo Buganda e é valorizado por seu papel na música e na dança tradicional. Ele desempenha um papel central nas cerimónias importantes, como casamentos, coroações reais e festivais tradicionais.

(com IA)

Situa-se no índice 21 no sistema Hornbostel-Sachs de classificação de instrumentos musicais, entre os tambores percutidos, instrumentos cuja membrana é posta em vibração ao ser batida ou percutida. 

ETIQUETAS

  • Instrumentos musicais do Uganda
  • Membranofones percutidos
  • tambores em forma de vaso
  • Instrumentos começados por b
Baakisimba, Uganda

Baakisimba, Uganda

Partilhe
Share on facebook
Facebook