Zuca-truca

Zuca-truca

zuca-truca

idiofone constituído por uma cana de bambu, com um boneco no topo e dois bonecos paralelos à cana vestidos com trajes regionais. Um arame no interior da cana provoca, com o movimento da mão do executante, o bater de castanholas pendentes das costas do boneco masculino.

A zuca-truca em cana é “usada nas «festadas» dos arraiais e romarias minhotas. O topo da cana é encimado por personagem em madeira, vestida com traje de lavrador minhoto. Seguindo-se, inferiormente e a rodear a cana, três pares de personagens a darem as mãos, as mulheres estão vestidas de preto, vermelho e branco (lavradeiras minhotas) e os homens de preto, com chapéu e castanholas presas à cintura (lavradores minhotos). No extremo oposto da cana tem um ferrinho que faz com que as figuras subam e desçam. (Sociedade Martins Sarmento)

O “brinquinho” da Madeira, introduzido há cerca de um século, é semelhante ao zuca-truca.

Situa-se no índice 11 no sistema Hornbostel-Sachs de classificação de instrumentos musicais. Os idiofones percutidos são postos em vibração por um golpe ou batida.
É um idiofone percutido sem intenção melódica (é de altura indefinida).

ETIQUETAS

  • Instrumentos tradicionais de Portugal
  • Idiofones percutidos
  • Instrumentos começados por z
Zuca-truca

zuca-truca, créditos Sociedade Martins Sarmento

Reciclanda, instrumentos sustentáveis

Reciclanda, música e instrumentos para um planeta sustentável

Reciclanda é um conceito musical inovador que contribui para o cumprimento dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e das metas de reciclagem de embalagens, promovendo a sustentabilidade desde idade precoce até idade avançada através da reutilização musical, com sessões, oficinas, formações e exposições. Promove o desenvolvimento global, a inclusão e a reabilitação a partir de eco-instrumentos, do ritmo, do jogo e das literaturas de tradição oral.

Partilhe
Share on facebook
Facebook
0 comentários

Deixe o seu comentário

Dê a sua opinião
O seu contributo torna-nos melhores!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *