Zhuihu, China

Zhuihu, China

O Zhuihu é um instrumento musical tradicional chinês que pertence à família dos cordofones de arco. Possui duas cordas e é tocado usando um arco de crina de cavalo. A sua construção é semelhante ao sanxian, outro instrumento chinês, mas o zhuihu é menor em tamanho.

O corpo do zhuihu é geralmente feito de madeira de bambu, enquanto a caixa de ressonância é revestida com pele de cobra ou plástico. As cordas podem ser feitas de seda, nylon ou aço.

Historicamente, o zhuihu era muito popular na região sul da China, especialmente nas províncias de Guangdong e Guangxi. Era utilizado principalmente em estilos musicais folclóricos e tradicionais, como o canto de Chaozhou (Teochew).

Com o tempo, o instrumento foi caindo em desuso e hoje em dia é menos comum encontrar músicos que toquem o zhuihu. Apesar da sua obscuridade atual, o zhuihu tem um som delicado e característico, produzindo tons distintos e expressivos. Pode ser utilizado tanto como instrumento a solo quanto em conjunto, acompanhando outros instrumentos tradicionais chineses.

(com IA)

O instrumento situa-se no índice 31 do sistema Hornbostel-Sachs de classificação de instrumentos musicais (cordofones simples, compostos de cordas esticadas em um suporte, com caixa de ressonância, neste caso).
  • Instrumentos musicais da China
  • Instrumentos de corda friccionada
  • Cordofones de arco
  • Instrumentos começados por z
Zhuihu, China

Zhuihu, China

Partilhe
Share on facebook
Facebook