Yakumogoto, Japão
O yakumogoto é um instrumento musical tradicional do Japão, muito associado à religião xintoísta. É semelhante ao ichigenkin, um tipo de cítara japonesa de uma única corda, mas o yakumogoto possui duas cordas.
Foi criado por Nakayama Kotonushi em 1820, com o objetivo de criar um instrumento que pudesse acompanhar o canto xintoísta nos rituais religiosos. O nome “yakumogoto” significa literalmente “instrumento de oito nuvens” em japonês, possivelmente referindo-se às oito cordas do original ichigenkin.
O yakumogoto é tradicionalmente feito com uma caixa de ressonância retangular, uma ponte de osso ou madeira e duas cordas de seda ou nylon, afinadas geralmente em quintas. O músico toca o instrumento usando uma palheta de madeira ou os dedos para beliscar e produzir as notas musicais.
Atualmente, o yakumogoto é usado principalmente em apresentações religiosas e cerimónias xintoístas. Também pode ser encontrado em espetáculos de música tradicional japonesa e é considerado um instrumento culturalmente importante no país.
(com IA)
Situa-se no índice 32 do sistema Hornbostel-Sachs de classificação de instrumentos. É um cordofone composto, instrumento de corda que tem caixa de ressonância como parte integrante e indispensável. Nos instrumentos da categoria “cordofone”, o som é produzido principalmente pela vibração de uma ou mais cordas tensionadas.
ETIQUETAS
- Instrumentos musicais do Japão
- Instrumentos de corda dedilhada
- Instrumentos começados por y