Viola brasileira, Brasil

Viola brasileira, Brasil

Viola brasileira

Viola brasileira é uma categoria diversificada dos cordofones de mão com caixa de ressonância (a maioria, em forma de 8), braço e ordens duplas de cordas. Deriva da família das violas aristocráticas euro-latinas dos séculos XVI, XVII e XVIII, recebida no Brasil ao longo desse período. Foi popularizada no século XIX (ou talvez antes) e constituída por variantes regionais, algumas delas mais rústicas e outras aparentadas às violas portuguesas do século XIX. O seu repertório, pelo menos desde o século XIX, é predominantemente de tradição oral. Desde o século XX, surgiram métodos impressos para a aprendizagem das violas e, a partir do início do século XXI, juntaram-se a essa tradição os primeiros cursos superiores de Viola brasileira.

Situa-se no índice 32 do sistema Hornbostel-Sachs de classificação de instrumentos. É um cordofone composto, instrumento de corda que tem caixa de ressonância como parte integrante e indispensável.

ETIQUETAS

  • Instrumentos musicais do Brasil
  • Instrumentos de corda dedilhada
  • Cordofones do tipo alaúde
  • Instrumentos começados por v
Viola brasileira, Brasil

Viola brasileira, Brasil

Reciclanda, instrumentos sustentáveis

Reciclanda, música e instrumentos para um planeta sustentável

Reciclanda é um conceito musical inovador que contribui para o cumprimento dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e das metas de reciclagem de embalagens, promovendo a sustentabilidade desde idade precoce até idade avançada através da reutilização musical, com sessões, oficinas, formações e exposições. Promove o desenvolvimento global, a inclusão e a reabilitação a partir de eco-instrumentos, do ritmo, do jogo e das literaturas de tradição oral.