Urumili, Índia

Urumili, Índia

O urumili, também conhecido como urumi, é um instrumento de percussão originário da Índia. É um tambor bimembranofone, o que significa que tem duas peles tensionadas em ambas as extremidades do tambor.

O urumili tem duas formas principais: ampulheta e cilindro. A forma de ampulheta é mais comum e consiste em uma cintura estreitada no meio do tambor. A forma de cilindro é menos comum e possui um diâmetro uniforme em toda a extensão do tambor.

Este instrumento é tradicionalmente fabricado com madeira e couro de búfalo. As peles são amarradas em torno do corpo do tambor para criar uma superfície de impacto. Existem geralmente cordas de tensão ou anéis metálicos anexados à pele, que permitem ajustar a tensão e o som do tambor.

O urumili é tocado com as mãos, que batem nas peles para produzir som. Dependendo da região da Índia, diferentes técnicas de tocar o instrumento podem ser utilizadas.

O som produzido pelo urumili é alto e enérgico. É comumente usado para acompanhar danças e cerimónias religiosas, mas também pode ser encontrado em diferentes estilos de música indiana, como música clássica e folclórica.

Hoje em dia, o urumili é amplamente utilizado em todo o mundo, tanto na música tradicional indiana quanto na música contemporânea. É um instrumento versátil, capaz de produzir uma ampla gama de sons e ritmos.

(com IA)

Situa-se no índice 21 no sistema Hornbostel-Sachs de classificação de instrumentos musicais, entre os tambores percutidos, instrumentos cuja membrana é posta em vibração ao ser batida ou percutida. 

  • Instrumentos musicais da Índia
  • tambores percutidos
  • Instrumentos começados por u
Partilhe
Share on facebook
Facebook