Tsuzumi, Japão
O tsuzumi é um instrumento de percussão tradicional do Japão, que consiste em dois tambores em forma de ampulheta ligados por uma peça de couro tensionada. Essa posição de ampulheta é o que o distingue de outros tambores japoneses, como o taiko.
O tsuzumi é geralmente tocado sem o uso de baquetas. O músico segura o tambor com uma mão e toca-o com a outra. Para produzir som, bate na pele tensionada com os dedos e a palma da mão, controlando a intensidade e a ressonância dos sons produzidos.
O instrumento é amplamente utilizado no teatro japonês, tanto no Noh quanto no Kabuki. Ele desempenha um papel importante na música de acompanhamento dos atores e dançarinos, ajudando a enfatizar e marcar o ritmo dos espetáculos. O tsuzumi também é utilizado em outras formas de música tradicional japonesa, como o gagaku (música da corte imperial japonesa) e o min’yo (música folclórica).
O tsuzumi tem influências da China e da Índia. Acredita-se que tenha sido introduzido no Japão durante o Período Nara (710-794), uma época em que o país estava em contato com essas culturas estrangeiras. O instrumento passou por adaptações e desenvolveu uma identidade própria ao longo dos séculos, tornando-se um componente essencial das tradições musicais japonesas.
(com IA)
ETIQUETAS
- Instrumentos musicais do Japão
- tambores em forma de ampulheta
- tambores de mão
- Instrumentos começados por t