Tiqin, China

Tiqin, China

O tiqin é um instrumento de cordas tradicional da China, especificamente da etnia Zhuang, que é encontrada principalmente nas províncias de Guangxi e Yunnan. É um tipo de cordofone de arco, ou seja, é tocado ao friccionar o arco nas cordas.

O tiqin possui duas cordas, geralmente feitas de seda, afinadas em quartas ou quintas. As cordas são presas em duas extremidades da caixa de ressonância do instrumento, que é feita tradicionalmente de bambu, mas pode ser feita também com outras madeiras. A caixa de ressonância é arredondada e tem cerca de 30 cm de diâmetro.

No topo da caixa de ressonância, há uma pequena abertura que permite amplificar o som do instrumento. Além disso, o tiqin também possui um peitoril em sua parte superior, onde o instrumentista apoia o queixo durante a execução.

O tiqin é tocado utilizando um arco, feito tradicionalmente de madeira de murta e crina de cavalo. Durante a execução, o instrumentista coloca o cabo do arco entre o polegar e o indicador, enquanto os outros três dedos (médio, anular e mínimo) seguram o arco de forma solta. O arco é friccionado nas cordas para produzir som.

É comumente utilizado em apresentações folclóricas e cerimoniais, bem como em festivais e celebrações. É apreciado pela sua sonoridade suave e melódica, que exprime a rica cultura musical tradicional da China.

(com IA)

Situa-se no índice 32 do sistema Hornbostel-Sachs de classificação de instrumentos. É um cordofone composto, instrumento de corda que tem caixa de ressonância como parte integrante e indispensável.

ETIQUETAS

  • Instrumentos musicais da China
  • Instrumentos de corda friccionada
  • Cordofones de arco
  • Instrumentos começados por t
Tiqin, China

Tiqin, China

Partilhe
Share on facebook
Facebook