Timbila

Timbila

Timbila é um idiofone de percussão direta com baquetas, um xilofone artesanal da África Ocidental constituído por placas de madeira ordenadas pelo seu comprimento com cabaças de ressonância por baixo. 

Semelhante à marimba angolana, este instrumento encontra-se também em Moçambique, e é conhecido em Moçambique por Timbila. “Trata-se um nome genérico atribuído a um conjunto específico de instrumentos musicais, da família do xilofone, executado e construído pela etnia Chope do sul de Moçambique.

Manuel Neto Matos Osório Nelo, Armando Assunção Soares, Paula Catarino, Etnomatemática da Marimba: instrumento etnográfico da provincia de Malanje em Angola, in Revista Latinoamericana de Etnomatemática (Universidad de Nariño) vol. 10, núm. 1, pp. 6-20, 2017.

Esta manifestação cultural ganhou, recentemente, certo destaque internacional devido à sua proclamação pela UNESCO, em novembro de 2005, como Obra-prima do Património Oral e Intangível da Humanidade. De referir que esta proclamação efetuada pela UNESCO enquadrou-se no âmbito da Convenção para a Salvaguarda do Património Cultural Intangível, adotada pela entidade em outubro de 2003. Fundamentalmente, este instrumento de caráter supranacional, foi criado com o objetivo de preservar manifestações culturais ameaçadas de extinção pelo avanço da globalização e as transformações sociais decorrentes, em todo o mundo. Sobre a história e a importância da Timbila, o músico Matchume afirma que:

“A Timbila é um instrumento que faz parte da vida cotidiana de um certo povo que se chama Chope. Eu não conseguiria determinar quando a Timbila surgiu porque na verdade eu estaria mentindo. Eu nasci e já encontrei a Timbila, ela é um instrumento que varia de geração para geração, sendo que cada geração tem uma maneira de tocar e interpreta a Timbila, por exemplo, o meu avô toca de uma maneira e eu já tenho outro estilo, mas, nós não perdemos o estilo tradicional. Embora nós não presenciamos o estilo de antigamente tentamos sempre buscar o tradicional e evoluir com o instrumento. Como a Timbila agora que foi considerada Patrimônio Cultural da Humanidade é um sinal de que ela já não mais pertence somente ao povo Chope. Isto é muito bom para nós os Chopes porque podemos divulgar a nossa cultura com mistura de várias culturas do mundo.”

Timbila

Timbila

Tem diversos nomes conforme a região e o país: balafon, balo, kponimbo, madimba, kundu, marimba, valimba, endara, rongo, mbira, mutondo, mbila, balangui, akadinda, kalanba, ilimba, baza, dimba, madimba, dipela, elong, dzil. Com tambores, é utilizado em cerimónias e festas de aldeia.

ETIQUETAS

  • Instrumentos musicais da África Ocidental
  • Xilofones
  • Instrumentos de percussão
Partilhe
Share on facebook
Facebook