Tchakare, Moçambique
Tchakare é um cordofone em que a corda passa directamente por cima da caixa de ressonância, assim como acontece na Viola. Esta caixa de ressonância é normalmente feita de madeira coberta de uma membrana de pele de lagarto (varano d’água). O tocador segura o instrumento de modo a que a caixa fique encostada ao seu abdómen ou ao seu ombro. Com uma das mãos faz pressão sobre a corda para variar o som, ao mesmo tempo que ela é friccionada com o arco, que segura na outra mão. A corda deste arco é feita de raiz de «murapa» embebida em resina da árvore «chakari». Nas Províncias de Niassa e Zambézia este instrumento é conhecido também pelo nome de siribo. Em Nampula e Cabo Delgado, para o mesmo instrumento utilizam-se respectivamente os nomes de viela e kanhembe.
Noutras zonas do País como Tete e Inhambane existe este tipo de instrumento, embora em número mais restrito e com algumas pequenas variações. É o caso do caligo em Tete e do mupsuikipsuiki em Inhambane (principalmente nas zonas onde se fala o chitswa). O tchakare pode ser tocado individualmente ou então acompanhado de mais instrumentos ou canções.
Catálogo dos Instrumentos Musicais de Moçambique, República Popular de Moçambique, Ministério da Educação e Cultura 1980.
Situa-se no índice 32 do sistema Hornbostel-Sachs de classificação de instrumentos. É um cordofone composto, instrumento de corda que tem caixa de ressonância como parte integrante e indispensável.
ETIQUETAS
- Instrumentos musicais de Moçambique
- Instrumentos de corda friccionada
- Cordofones de arco
- Instrumentos começados por t