Tanpura, Índia

Tanpura, Índia

Tanpura, tambura, ou tampuri, é um dos instrumentos mais importantes na música clássica indiana, fornecendo uma base harmónica para a melodia principal. O instrumento consiste em um corpo alongado, semelhante a uma cabaça, com uma longa haste de madeira. Possui quatro cordas de aço ou bronze tocadas em padrões rítmicos repetidos chamados de “tala”, que ajudam a estabelecer o ritmo e a estrutura musical da peça.

A tanpura não é tocada melodicamente, mas sim dedilhada em uma sequência constante de acordes, criando um som contínuo e sustentado. É usado tanto por vocalistas como por instrumentistas para acompanhar a melodia, ajudando a manter a afinação e criar um ambiente sonoro rico e ressonante.

A importância da tanpura na música indiana vai além de seu papel como acompanhamento. A sua ressonância e vibrações subtis têm um efeito terapêutico e meditativo, além de criar uma atmosfera espiritual e mística. 

(com IA)

Situa-se no índice 31 do sistema Hornbostel-Sachs de classificação de instrumentos musicais (cordofones simples, compostos de cordas esticadas em um suporte, com caixa de ressonância, neste caso).

ETIQUETAS

  • Instrumentos musicais da Índia
  • Instrumentos de corda dedilhada
  • Instrumentos começados por t
Tanpura, Índia

Tanpura, Índia

Partilhe
Share on facebook
Facebook