Tamak, Índia

Tamak, Índia

Tamak é um instrumento de percussão tradicional do povo Santal, uma comunidade indígena que reside principalmente nos estados orientais da Índia, como Jharkhand, Bengala Ocidental e Odisha. É um tambor de formato semelhante ao tímpano ou timbale, com um corpo geralmente feito de metal fino, moldado como uma grande tigela ou um hemisfério. A abertura do tambor é coberta por uma membrana de pele de animal, tradicionalmente couro de boi, que é esticada firmemente sobre a borda.

O Tamak é tocado batendo na membrana com duas baquetas, geralmente feitas de madeira. O som produzido é profundo e ressonante, e o ritmo do Tamak desempenha um papel fundamental na música e nas danças tradicionais Santal. Acredita-se que o instrumento possua um significado espiritual especial e é frequentemente usado em cerimônias religiosas e festivais Santal.

Existem Tamaks de diferentes tamanhos; alguns são pequenos o suficiente para serem pendurados no pescoço e tocados durante a dança, enquanto outros são maiores e podem até exigir duas pessoas para serem transportados. Os Tamaks maiores são, por vezes, usados durante as tradicionais caçadas comunitárias Santal (Sendra). Em conjunto com outros instrumentos como o Tumdak (outro tipo de tambor) e a flauta Tirio, o Tamak é essencial para criar a rica tapeçaria sonora da música Santal. O seu ritmo marca frequentemente o padrão métrico básico para as várias formas de dança Santal, como Lagne, Dong e Baha.

ETIQUETAS

  • Instrumentos musicais da Índia
  • Instrumentos começados por t
Tamak, Índia

Tamak, Índia