Silimba
Silimba é um idiofone de percussão direta com baquetas, xilofone artesanal da África Ocidental constituído por placas de madeira ordenadas pelo seu comprimento com cabaças de ressonância por baixo. O instrumento apresenta diversos nomes conforme a região e o país.
Uma característica fundamental do silimba são as cabaças de ressonância colocadas por baixo de cada placa de madeira. Estas cabaças, de tamanhos variados, amplificam o som produzido pela percussão, enriquecendo o timbre e conferindo ao instrumento uma ressonância quente e encorpada. A construção artesanal do silimba reflete a utilização de materiais locais e o conhecimento tradicional das propriedades acústicas da madeira e das cabaças. Presente em diversas cerimónias, rituais e performances musicais, o silimba desempenha um papel importante na vida cultural das comunidades da África Ocidental, transmitindo histórias, emoções e a rica herança musical da região através das suas melodias cativantes.
Situa-se no índice 11 no sistema Hornbostel-Sachs de classificação de instrumentos musicais. Os idiofones percutidos são postos em vibração por um golpe ou batida.
ETIQUETAS
- Instrumentos musicais da África Ocidental
- Idiofones percutidos
- Família dos xilofones artesanais
- Instrumentos começados por s