Shakuhachi, Japão
Shakuhachi é uma flauta de bambu vertical, nativa do Japão, com uma rica história ligada à espiritualidade budista. A sua construção é feita de uma secção da base do bambu madake, e pela presença de apenas cinco orifícios para os dedos: quatro na frente e um atrás. O shakuhachi é capaz de produzir uma vasta gama de sons e nuances expressivas.
Tradicionalmente, o shakuhachi era a ferramenta espiritual dos monges komusō da seita Fuke do budismo Zen. Estes monges viajavam pelo Japão tocando o shakuhachi como uma forma de meditação suizen (“soprar Zen”) e como um meio de esmola. As peças musicais tocadas, conhecidas como honkyoku, eram consideradas práticas espirituais e não meras composições musicais.
A técnica de tocar o shakuhachi envolve um controlo preciso da embocadura e da respiração, permitindo ao músico produzir uma variedade de timbres, alturas e ornamentações, incluindo sons roucos, assobios e vibratos.
É um instrumento de sopro do grupo 421 – aerofones com sopro em aresta – no sistema Hornbostel-Sachs de classificação de instrumentos musicais.
ETIQUETAS
- Instrumentos musicais do Japão
- Aerofones de aresta
- Família das flautas
- Instrumentos começados por s