Sarod, Índia

Sarod, Índia

O sarod é um instrumento de cordas que possui entre 18 e 25 trastos de metal, que são ajustáveis, localizados ao longo da escala. A sua estrutura consiste em uma tigela de madeira convexa e uma tampa de pele de cabra que funciona como caixa de ressonância. Possui uma longa escala de aproximadamente 55-60 cm e cordas de metal de diferentes espessuras que são tocadas com uma unha de metal chamada “jama”.

O sarod é frequentemente comparado ao sitar, outro instrumento indiano popular, porém, o sarod possui um som mais grave e é tocado com uma técnica diferente. Ao contrário do sitar, o sarod não possui trastos móveis adicionais e é tocado com os dedos.

O instrumento é capaz de produzir uma grande variedade de expressões e matizes musicais. É usado tanto para tocar melodias como para improvisações e é considerado um instrumento solo muito expressivo na música clássica indiana.

O uso do sarod na música indiana remonta a séculos atrás, e ao longo do tempo, tem sofrido várias modificações e melhorias. Hoje em dia, é um instrumento essencial na música clássica indiana e é apreciado por sua sonoridade distinta e rica.

(com IA)

Situa-se no índice 32 do sistema Hornbostel-Sachs de classificação de instrumentos. É um cordofone composto, instrumento de corda que tem caixa de ressonância como parte integrante e indispensável.

ETIQUETAS

  • Instrumentos musicais da Índia
  • Instrumentos começados por s
Sarod, Índia

Sarod, Índia

Partilhe
Share on facebook
Facebook