Reco-reco, Portugal
reco-reco é um idiofone tradicional de raspagem que se apresenta com formas muito variadas. Uma vara de madeira mais fina raspa a parte que tem saliências, produzindo-se um timbre característico. Há reco-recos de plástico, madeira, de metal e mistos. Ele consiste em uma barra sólida ou tubo com ranhuras longitudinais na superfície. Para tocar o instrumento, utiliza-se um bastão que é friccionado nas ranhuras, produzindo um som característico.
É muito popular na música tradicional portuguesa, no folclore, no fado e na música ligeira. É tocado de forma rítmica e pode ser utilizado para marcar o ritmo da música ou para criar efeitos sonoros.
O reco-reco é utilizado em vários estilos musicais um pouco por todo o mundo. Apresenta variações no seu aspeto e material de construção, dependendo da região e do fabricante. Tradicionalmente, ele é feito de madeira, mas também podem ser encontrados modelos feitos de bambu, metal ou plástico.
Situa-se no índice 11 no sistema Hornbostel-Sachs de classificação de instrumentos musicais. É um idiofone sem intenção melódica (é de altura indefinida).
ETIQUETAS
- Instrumentos tradicionais de Portugal
- Instrumentos musicais do Brasil
- Idiofones de raspagem
- Instrumentos começados por r