Putorino, Nova Zelândia

Putorino, Nova Zelândia

Putorino é um instrumento tradicional do povo Maori, na Nova Zelândia. Mede de 20 a 50 cm. Ele é feito de madeira e tem um formato curvo com uma extremidade mais estreita e outra mais larga. Uma das características distintivas do putorino é a presença de orifícios nas laterais. Tradicionalmente, os buracos são feitos por insetos que escavam a madeira, produzindo assim um som oco e distintivo quando o instrumento é tocado.

Existem dois tipos principais de putorino: o putorino macho (whetu), que tem uma extremidade mais larga em forma de lágrima, e o putorino fêmea (rua), que tem uma extremidade mais estreita e curva. Ambos possuem um bocal no lado estreito para fazer o som.

O putorino é tocado soprando no bocal e cobrindo os buracos laterais com os dedos para mudar o tom. Os Maoris acreditam que o instrumento tem uma conexão espiritual com as forças da natureza e o tocam em cerimónias importantes para invocar as energias dos ancestrais e dos Deuses Maoris.

Além de sua função musical, o putorino também é usado como um objeto decorativo e artístico, sendo esculpido com ricas ilustrações e detalhes simbólicos da cultura Maori. Ele é considerado um instrumento sagrado e de significado cultural profundo para o povo Maori, representando a comunicação entre os mundos espiritual e terreno.

(com IA)

É um instrumento de sopro do grupo 421 – aerofones com sopro em aresta – no sistema Hornbostel-Sachs de classificação de instrumentos musicais.

ETIQUETAS

  • Instrumentos musicais da Nova Zelândia
  • Instrumentos tradicionais dos Maori
  • Aerofones de aresta
  • Família das flautas
  • Instrumentos começados por p
Putorino, Nova Zelândia

Putorino, Nova Zelândia

Partilhe
Share on facebook
Facebook