Piva, Itália

Piva, Itália

Piva é a gaita de foles de Itália, da Suíça italiana (Ticino), Itália e Croácia. Na Suíça parece ter morrido no século XIX mas a partir de 1980 ganhou nova vida.

A gaita de foles é um instrumento da família dos aerofones, composto de pelo menos um tubo melódico (chamado ponteiro ou cantadeira, pelo qual se digita a música) e dum insuflador mediado por uma válvula (chamado soprete ou assoprete), ambos ligados a um reservatório de ar (chamado fole ou bolsa); na maioria dos casos, há pelo menos mais um tubo melódico, pelo qual se emite uma nota pedal constante em harmonia com o tubo melódico (chamado bordão ou roncão). É um instrumento modal, na maioria das vezes jónio (modo de dó).

A cantadeira possui a peculiar configuração de ser construída baseada numa nota (chamada tonal, geralmente soada com todos os furos fechados), e afinada noutra (chamada sensível, geralmente a primeira nota aberta), a qual rege a afinação da nota pedal soada pelo bordão (geralmente uma oitava abaixo da nota sensível da cantadeira). As possíveis afinações variam de gaita para gaita, geralmente em dó, ré, sol, lá, si ou si bemol.

Outra peculiaridade das gaitas de fole é integrarem o restrito grupo de instrumentos de ar que tocam contínua e mecanicamente, sem necessidade de pausa para o músico respirar.

Fonte: Wikipédia

A piva é um instrumento tradicional que tem sido usado em festivais, danças e música folclórica nas regiões onde é popular. A música tocada com a piva geralmente é animada e enérgica, adequada para dançar.

Ao longo dos anos, houve um aumento do interesse e da valorização da cultura tradicional, o que levou ao ressurgimento da piva. Hoje em dia, há um maior número de músicos e grupos que tocam piva, contribuindo para preservar e manter viva essa tradição musical.

ETIQUETAS

  • Instrumentos musicais de Itália
  • Instrumentos de sopro
  • Gaitas de fole
  • Instrumentos começados por p
Piva, Itália

Piva, Itália

Partilhe
Share on facebook
Facebook