Pien-ch’ing, China
Pien-ch’ing é um litofone chinês, um instrumento de percussão idiofónico que produz som através da vibração de pedras. É composto por um conjunto de 16 pedras em forma de L, meticulosamente trabalhadas para terem o mesmo tamanho, mas com variações significativas na sua espessura e dureza. Estas diferenças sutis nas propriedades físicas das pedras são cruciais para determinar a altura do som que cada uma produz ao ser percutida.
As pedras do pien-ch’ing são suspensas por cordas ou suportes de um elaborado e decorativo suporte de madeira. Este suporte não é apenas funcional, mantendo as pedras na posição correta para serem tocadas, mas também uma obra de arte em si mesmo, frequentemente adornado com pintura polícroma vibrante e detalhada, refletindo a estética e a simbologia da cultura chinesa.
O pien-ch’ing é tocado golpeando as pedras com um tipo de martelo ou baqueta. A disposição das pedras no suporte segue uma ordem específica, geralmente diatónica ou pentatónica, permitindo a execução de melodias tradicionais chinesas. Devido à natureza dos materiais e à precisão necessária na sua construção e afinação, o pien-ch’ing era historicamente um instrumento cerimonial importante, associado à música da corte imperial e a rituais religiosos, simbolizando harmonia e ordem cósmica. A sua sonoridade única e a beleza visual do instrumento conferem-lhe um lugar de destaque na história da música chinesa.
Situa-se no índice 11 no sistema Hornbostel-Sachs de classificação de instrumentos musicais. Os idiofones percutidos são postos em vibração por um golpe ou batida. É um idiofone percutido sem intenção melódica (é de altura indefinida).
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